Search
Add Listing
Sign In

Engajamento pela Praia de Taquarinhas como parque natural segue firme

Engajamento pela Praia de Taquarinhas como parque natural segue firme

Engajamento pela Praia de Taquarinhas como parque natural segue firme

 

O Conselho Gestor da APA Costa Brava reuniu-se de forma remota nesta quinta-feira (24), para seguir o debate sobre a elaboração do Plano de Manejo, instrumento que deverá definir o zoneamento e as normas para uso da área e o manejo dos recursos naturais, incluindo a Praia de Taquarinhas, que vem sendo pauta de diversas proposições e engajamento do vereador André Meirinho e de movimentos que defendem sua preservação com a criação de um parque natural.

Este encontro da APA não abordou Taquarinhas, mas na ata de 4/12/2019 da reunião do grupo de trabalho registra que ficou definida área de preservação, sendo uma com baixa densidade e uma outra atividade vinculada ao turismo. Contudo, a garantia para que Taquarinhas permaneça preservada e sem ocupação depende do domínio público municipal tornando uma unidade de conservação na forma de parque nas áreas que recentemente foram encaminhadas para Leilão pela Caixa Econômica Federal.

O vereador André Meirinho indicou ao Poder Executivo a realização de um Decreto de Interesse Social das áreas, que foi aceito e publicado em março de 2019, o que foi fundamental para que não tivesse comprador para a área e permanecesse com a Caixa, conseguiu uma reunião com a CEF através da intermediação do senador Esperidião Amin e também encaminhou Moção de Apelo à Assembleia Legislativa para criação de um parque estadual.

(Praia de Taquarinhas – Divulgação/PMBC)

Com a publicação do Decreto, bem como abertura do diálogo feita pelo vereador, a continuidade das tratativas para viabilizar o parque ficou sob responsabilidade do Poder Executivo Municipal, necessitando da realização de estudos específicos das áreas para embasar a criação do Parque Natural de Taquarinhas, mais as articulações junto à CEF.

“A busca por alternativas para criação do parque continuam, segundo o deputado Ivan Naatz está sendo dado continuidade em âmbito estadual e há uma perspectiva de se ter uma posição da CEF em 30 dias. Continuamos com o engajamento com apoio da comunidade e, em especial, de representantes do Instituto Ideia, Comissão de Meio Ambiente da OAB e professores do Laboratório de Gestão Costeira da Univali, visando a preservação de Taquarinhas na forma de parque natural’, disse Meirinho.

 

 

 

Engajamento pela Praia de Taquarinhas como parque natural segue firme

Add Comment

Your email is safe with us.

Clique Aqui
Olá, para falar com a gente basta enviar esta mensagem, que em breve vamos retornar.

Sign In Praia de BC

For faster login or register use your social account.

or

Account details will be confirmed via email.

Reset Your Password